GRUNDTVIG – Grand Treasures

  • pt-pt
  • gl
  • es
  • en

Ponte…nas ondas! está envolvida, através do programa Europeu Grundtvig, Aprendizagem ao Longo da Vida – no projecto Grand Treasures que envolve organizações sócio-culturais de 6 países: a Polónia – país encarregue de fazer a coordenação do programa – e representado por Centrum Inicjatyw UNESCO, de Wroclaw; a Galiza – através da associação Antaxurada S.L., de Santiago de Compostela; a Grécia, grupo Media dell’ Arte de Ilioupoli, Athens; Kultuur aitab hingata de Pärnu, representa a Estónia; o 5º parceiro é a associação Ponte…nas ondas! e, por último temos a Latvian National Commission da UNESCO, de Riga, que representa a Letónia.

O objectivo deste projecto é pôr em contacto e facilitar a troca de experiências entre grupos que estão empenhados em preservar a tradição oral e em promover o diálogo intergeracional. Entendendo que os Tesouros são testemunhas, pessoas que viveram histórias de especial significado ou que mantêm artes ou saberes próprios, queremos partilhar as boas práticas de como identificar as histórias, recolhe-las, conserva-las e organiza-las e como faze-las chegar ao público em geral. Queremos partilhar histórias dos Tesouros Vivos com membros das nossas comunidades locais e dá-los a conhecer a outras comunidades. Isto conseguir-se-á através de visitas de estudo organizadas, encontros com especialistas e testemunhas, que podem ser em si mesmas tesouros. Simultaneamente usaremos as boas práticas que aprendamos com os parceiros em projectos nas nossas comunidades locais. Promover-se-ão festivais, obradoiros, encontros com portadores, publicações, encontros de contacontos e bibliotecas vivas, conforme a particular vocação de cada um dos parceiros.

Os principais resultados previstos serão o reforço das relações entre as organizações associadas, a organização dum arquivo comum online no qual partilharemos histórias, página web da associação, através da qual partilharemos a experiencia deste projecto e as boas práticas no desenvolvimento da conservação e divulgação do património oral. Outro aspecto importante será o despertar, nas comunidades em que se desenvolve o trabalho das organizações associadas, a preocupação com estes Tesouros e o reconhecimento da sua experiencia de aprendizagem permanente, bem como a promoção do diálogo intergeracional a nível local.

Visita a web: http://grandtreasures.webnode.cz/

Encontros do grupo GRUNDTVIG na illa de Sikinos en Grecia

No mes de xullo, e no marco do programa GRUNTVIG "Grand Tresures" do que Ponte...nas...

Os tesouros do patrimonio inmaterial glego-portugués

Artigo no na sección Escola do xornal Faro de Vigo El grupo de trabajo sobre los...

Intensas xornadas do grupo europeo sobre os grandes tesouros

O grupo de traballo europeo GRUNDTVIG sobre os Tesouros Humanos Vivos visita a Eurorrexión para coñecer directamente...

Segundo encontro do GRUNDTVIG-GRAND TREASURES. Valença do Miño 17-22 febreiro 2012

Os próximos dias 17,18,19,20,12 e 22 de febreiro celebrarase o encontro GRUNDTVIG-GRAND TREASURES en Valença do...

Primeira reunión do grupo en Polonia

Durante os días 14,15,16,17 e 18 de decembro reuniuse en Polonia o grupo de traballo...